negoceie os termos dos pagamentos
Se estiver atrasado nos seus pagamentos, entre em contacto com seu credor, explique as suas circunstâncias e negocie um acordo com base no que pode pagar.
A maioria das organizações trabalhará consigo desde que a sua oferta / proposta seja razoável, se assegure que os pagamentos acordados estarão em dia e que os mantenha informados de forma transparente.
1.
apure quanto consegue pagar
Se está a lutar para pagar o que deve, a primeira coisa a fazer é descobrir o que pode realmente pagar fazendo um orçamento simples. Apure o quanto consegue pagar.
INDICAÇÃO ÚTIL
Se puder pagar alguma coisa, Comece a pagar o valor que pode pagar e entre em contacto com o seu credor imediatamente para celebrar um acordo de reembolso.
Se não conseguir pagar nada, Ligue-nos para 910 128 130 para para obter consultoria.
2.
ENTRE EM CONTACTO COM O ENTIDADE CREDORA
Entre em contacto com a entidade credora e solicite ao serviço de apoio ao cliente que o encaminhe para o departamento de ajuda aos clientes em dificuldades financeiras.
Eles podem indicar e explicar as opções disponíveis para ajudar ao pagamento da sua dívida, como dar-lhe mais tempo para a pagar ou oferecer-lhe um plano de pagamento com base no que pode pagar.
Se as suas dificuldades forem com um empréstimo ou um aluguer, tem direitos adicionais.
Vá preparado
Antes de entrar em contacto com o departamento de dificuldades financeiras, tente ter o seguinte em mãos:
uma breve descrição do que causou as suas dificuldades financeiras;
detalhes das suas principais receitas e despesas (ver XXXXXX);
o que pode pagar como reembolsos;
se facilmente disponível, documento de prova da sua prestação bancária do crédito habitação ou renda, como um recibo de pagamento recente;
se tiver, provas do motivo que originam esta passagem pelas dificuldades (como uma cópia de um atestado médico);
Se não conseguir reunir toda esta informação, não se preocupe, mesmo assim ligue e apresente a sua situação. Muitas vezes, é possível fazer um acordo de pagamentos imediatamente ao telefone.
Mantenha um registro detalhado de todos os contactos que tem com o seu credor e/ou outros em relação ao seu pedido, incluindo a data, a hora dos contactos telefónicos e o que foi dito por si e pelo representante da entidade.
3.
Se acordar um plano de pagamentos, faça o possível para o cumprir
Se concordar com um plano de pagamento, confirme-o por escrito e faça o possível para cumprir os reembolsos.
- Faça os pagamentos acordados no dia do pagamento e antes da data de vencimento acordada;
- Se estiver com dificuldades para fazer os pagamentos, volte para a Etapa 1 e peça a nossa ajuda;
- Se algo se alterou ou talvez estivesse um pouco otimista sobre os seus pagamentos, não ignore. Aja e entre em contacto com o credor para explicar e alterar o esquema de reembolso.
4.
Fale com um de nossos CONSULTORES financeiros
Se o seu problema ainda não se encontra resolvido, ou se se está a sentir sobrecarregado, ligue 910 128 130 para falar com um de nossos consultores financeiros.
OPÇÕES QUANDO ESTÁ A NEGOCIAR
Também chamado de moratória.
- Nenhum reembolso é feito no período de suspensão.
- É uma opção útil para dificuldades confirmadas e de curto prazo – por exemplo, um período bem identificado de baixa médica do trabalho devido a um acidente, uma doença inesperada ou desemprego temporário
- Alguns credores podem suspender as taxas e os juros durante um período de adiamento, se pedir
Lembre-se de que precisará sempre de entrar em acordo com seu credor sobre como pagará os pagamentos suspensos.
Os pagamentos podem ser:
- reduzidos temporariamente, voltando na data acordada mais à frente ao valor de reembolso normal. (Se houve empréstimo, os atrasos podem ser adicionados ao empréstimo e o prazo do empréstimo estendido)
- reduzido temporariamente e, posteriormente, faz reembolsos mais elevados ou paga os atrasos na íntegra
- reduzidos permanentemente, pagando a dívida num período de tempo mais longo
- Encontrar-se uma oferta para liquidar a dívida na sua totalidade, propondo um valor inferior ao devido e pago rapidamente
- A oferta é feita na liquidação total e final da dívida
Em certas circunstâncias, os credores podem renunciar à dívida. Por exemplo, se:
- Os seus únicos activos são bens domésticos básicos e / ou um carro de baixo valor
- É um beneficiário de longa data do Rendimento Social de Inserção
- Não está bem ou aplicam-se outros motivos de compaixão
A renúncia de dívidas costuma ser apropriada se tiver uma ou duas dívidas. Se tiver várias dívidas, outras opções podem ser mais adequadas.
Se a sua dívida estiver relacionada com um serviço contínuo, como os serviços essenciais (energia ou água), será difícil obter uma renúncia a essa dívida. Pode pedir para renunciar ao valor que está atrasado, mas tem que mostrar que pode assumir os pagamentos daí em diante.
- Congelar a taxa e juro (a 0%) para diminuir o valor dos reembolsos pode facilitar o pagamento da dívida.
- Frequentemente, juntar esta com outras soluções, como diferimentos e moratórias (acima), pode ser uma opção.