ASSISTÊNCIA DE EMERGÊNCIA
Se está a atravessar dificuldades e não pode pagar a sua casa – ou mesmo comer – a Linha Nacional de Emergência Social (LNES) – é um serviço telefónico público, gratuito, de funcionamento ininterrupto, 24h por dia, todos os dias do ano.
Tem como objetivo garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social, bem como assegurar a acessibilidade a um posterior encaminhamento/acompanhamento social, numa perspetiva de inserção e autonomia.
144
Linha Nacional de Emergência Social (LNES)
Esta linha dirige-se a todos os cidadãos que se encontrem em território nacional, numa situação de desproteção e vulnerabilidade, e que necessitem de apoio social.
São consideradas situações de vulnerabilidade e de proteção sociais, resultantes de:
não estarem asseguradas as condições mínimas de sobrevivência;
que constituam um perigo real, atual ou iminente para a integridade física e psíquica.
Todos os pedidos são encaminhados para uma intervenção urgente junto dos serviços mais adequados.