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CANCELE OS DÉBITOS DIRECTOS

Um débito directo é quando permite que alguém retire dinheiro da sua conta bancária regularmente para pagar alguma coisa. Os pagamentos do cartão de crédito também podem ser feitos por débito directo.

Os débitos directos podem ser um método de pagamento conveniente. Mas se está a atravessar dificuldades financeiras, primeiro precisa de pagar as suas dívidas prioritárias, o que pode significar cancelar alguns ou todos os seus débitos em conta para o ajudar a administrar o seu dinheiro.

Cancelamento de débitos directos

Deve cancelar seu débito direto quando:

  • não conseguir pagar os pagamentos e não conseguir alterar com o comerciante o valor para um valor acessível. Continue a fazer os pagamentos que pode pagar usando um método de pagamento diferente.
  • se cancelou seu contrato com o comerciante (por qualquer motivo)
  • deseja alterar o seu método de pagamento – por exemplo, de débito direto para pagamento por multibanco, cheque ou outro
  • está em litígio com o comerciante quanto ao valor de uma fatura ou à qualidade dos produtos ou serviços. Mesmo com o débito direto cancelado, deve pagar qualquer valor que concorda que deve.

Tem o direito de cancelar os débitos diretos – mesmo que seu banco diga que não pode. É o seu dinheiro e é a sua conta bancária. Também é útil saber que as empresas que oferecem pagamentos por débito direto devem ter um procedimento para o ajudar a cancelar seu acordo de débito direto. Siga as etapas acima para cancelar um débito direto.

1.

DIGA AO BANCO PARA CANCELAR TODOS OS DÉBITOS DIRECTOS

Pode pedir ao seu banco para cancelar os débitos diretos de várias maneiras:

  • Telefonando-lhe transmitindo essa informação
  • Deixando lá uma mensagem com essa informação e para esse efeito
  • Enviando um email ao banco para isso
  • No site do banco – Online – (se disponível)

Seja qual for a maneira que utilizar, certifique-se que mantém os detalhes de quando e como cancelou os débitos diretos. Se enviou um email, guarde uma cópia desse email. Se disse ao banco, faça uma anotação.

Pode fazer o cancelamento imediato ou definir uma data futura para o cancelamento.

Assim que banco for informado para cancelar o débito direto, ele será obrigado a garantir que nenhum pagamento é debitado na sua conta por aquela entidade.

2.

Entre em contacto com o banco para verificar se o débito direto foi cancelado

Alguns dias após o envio da carta, ligue para o banco a verificar que o débito direto foi cancelado.

Se não tiver sido cancelado, pode apresentar uma reclamação do banco.

antes de activar um débito directo

  • Certifique-se que confia na empresa que está a autorizar fazer débitos diretos. Afinal, está a permitir que eles retirem dinheiro de sua conta
  • Pergunte sobre outras opções de pagamento que podem ser mais adequadas para si
  • Só configure débitos diretos se puder pagar. Obtenha aconselhamento se não puder pagar seus pagamentos contratuais
  • Se você configurar algum débito directo, fique atento para se certificar de que é o valor correcto que está a ser debitado
  • Mantenha cópias de toda a correspondência trocada com essa entidade
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