dívidas fiscais
Se está a lutar para pagar os seus impostos, não está sozinho. Muitas pessoas deparam-se com situações em que ficam com dívidas fiscais, seja por demissão, doença ou quaisquer outros motivos. Siga estas etapas para ficar informado.
1.
Pague o mais que conseguir
Se está a lutar para pagar o que deve, a primeira coisa a fazer é descobrir o que pode realmente pagar fazendo um orçamento simples. Apure o quanto consegue pagar.
2.
contacte a autoridade tributária assim que puder
Se estiver a ter problemas para pagar uma sua dívida fiscal devido a dificuldades financeiras, entre em contato com a Autoridade Tributária (AT) o quanto mais rápido melhor.
A AT possui uma área dedicada a ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades financeiras. Ao entrar em contacto com eles, falará com uma equipa treinada que o pode ajudar a lidar com a sua dívida fiscal.
Explique os motivos pelos quais está a ter problemas para pagar e diga-lhes sobre os seus rendimentos, despesas, ativos e passivos atuais (consulte a Etapa 1 sobre como calcular o que você pode pagar).
Opções de pagamento para o ajudar
O AT tem várias opções disponíveis, em função da sua situação. Podem conseguir acordos de pagamento com um prazo mais longo, interromper temporariamente a cobrança de juros gerais ou dispensar as coimas e multas.
As opções para dívidas de pessoas singulares não são as mesmas que se aplicam a pessoas colectivas. Pode descobrir que precisa de duas soluções diferentes: uma para a sua dívida comercial e outra para a sua dívida pessoal.
se está em dificuldades financeiras
Se está a passar por dificuldades financeiras, geralmente não conseguirá obter um empréstimo para consolidar as suas dívidas, pois já se encontra a lutar para fazer os pagamentos. Se for esse o caso, ligue para 910 128 130 para conversarmos.
3.
Fale com um dos nossos consultores financeiros
Se o seu problema ainda não se encontra resolvido, ou se se está a sentir sobrecarregado, ligue 910 128 130 para falar com um de nossos consultores financeiros.