VEÍCULOS

Os carros fazem parte do nosso dia-a-dia. Consideramo-los garantidos e realmente não pensamos neles até que algo corra mal.

O que acontecerá se não puder pagar o empréstimo do carro? Ou se sofreu um acidente de carro e não tem seguro? Bem, a boa notícia é que existem coisas que pode fazer para evitar que os eventos fiquem descontrolados.

1.

EMPRÉSTIMOS AUTOMÓVEIS

Descubra se o seu carro é a garantia do seu empréstimo

A primeira coisa a fazer é descobrir se o seu carro é a garantia do seu empréstimo. Verifique no seu contrato de crédito.

Se o seu carro é a garantia do seu empréstimo, pode ser apreendido. Pode ser notificado pelo credor para efectuar a regularização dos valores antes que o seu carro possa ser apreendido.

Se o carro não é garantia do empréstimo, o seu credor não o pode apreender, mas pode accionar outras garantias que estejam previstas no contrato, por isso verifique se existem.

Se puder pagar algo

Comece a pagar o valor que pode pagar e entre imediatamente em contacto com o seu credor para obter e assinar um acordo de pagamentos.

Apure o valor que está em dívida. Se não tem a certeza de quanto deve, pergunte ao seu credor.

Venda do carro.

Outra opção é vender o carro. Esta opção pode ser apropriada se:

  • não pode mais fazer nenhum pagamento
  • não precisar do carro para trabalhar
  • puder viajar de uma forma mais económica, como de  transporte público ou bicicleta.

É importante observar que, ao vender o carro, tem obrigações. Deve comunicar à pessoa que está a adquirir o carro que ele está sob financiamento e ter permissão do seu credor para vender o carro.

Quando o preço da venda estiver negociado, informe o seu credor. Se o credor ficar satisfeito com o acordo, pergunte como é que gostaria que o pagamento fosse feito. Se o preço de venda estiver abaixo do que deve ao credor, ainda terá que pagar o restante do empréstimo.

Devolva o seu carro ao credor para vender

Também pode ponderar devolver o seu carro ao credor voluntariamente. Se fizer isso, tire fotos do carro para ter uma prova do estado em que este se encontrava. Pesquise também o valor do carro.

O seu credor irá então vender o carro. Se o preço de venda estiver abaixo do que deve, terá que pagar o restante do empréstimo.

se está em dificuldades financeiras

 
Se está a passar por dificuldades financeiras, geralmente não conseguirá obter um empréstimo para consolidar as suas dívidas, pois já se encontra a lutar para fazer os pagamentos. Se for esse o caso, ligue para 910 128 130 para conversarmos.

2.

acidentes automóveis

Procure aconselhamento jurídico se não tiver a certeza de que é o responsável pelos danos no veículo.

Se não tem a certeza de que é o responsável, não admita a responsabilidade e procure aconselhamento jurídico imediatamente. Entre em contacto com a sua seguradora e analisem em conjunto se pode elaborar uma participação.

Se está a atravessar dificuldades financeira e necessita de efectuar reparações a seu cargo, para efectuar os arranjos pode:

  • atrasar a data da reparação do veículo para quando tiver maiores possibilidades para fazer o seu pagamento
  • fazer o pagamento à oficina parcelarmente por vários pagamentos
  • fazer um acordo de pagamentos com a oficina que faz a reparação num montante fixo reduzido por um maior número de prestações

Have questions for us? CALL (844) 64-LOWER