EMPRÉSTIMOS HABITAÇÃO

Se está a ser difícil fazer os pagamentos associados à sua hipoteca, é importante procurar ajuda rapidamente.

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com seu banco e explicar as suas circunstâncias. Não se sinta envergonhado – o seu banco preferirá que os informe do que ser surpreendido. A maioria dos bancos está disposta a oferecer opções aos clientes com problemas financeiros.

1.

apure quanto consegue pagar

Se está a lutar para pagar o que deve, a primeira coisa a fazer é descobrir o que pode realmente pagar fazendo um orçamento simples. Apure o quanto consegue pagar.

INDICAÇÃO ÚTIL

 

Se puder pagar alguma coisa, Comece a pagar o valor que pode pagar e entre em contacto com o seu credor imediatamente para celebrar um acordo de reembolso.
Se não conseguir pagar nada, Ligue-nos para 910 128 130 para para obter consultoria.

2.

Riscos do endividamento excessivo

As prestações do crédito constituem encargos regulares do orçamento familiar. É essencial que pondere previamente se tem capacidade financeira para assegurar o pagamento das prestações decorrentes dos empréstimos que pretende contratar.

Para mais informação sobre gestão do orçamento familiar elabore o seu aqui.

Vá preparado

 
Antes de entrar em contacto com o banco, tente ter o seguinte em mãos:
 
  • uma breve descrição do que causou as suas dificuldades financeiras;
  • detalhes das suas principais receitas e despesas;
  • o que pode pagar como reembolsos;
  • se facilmente disponível, documento de prova da sua prestação bancária do crédito habitação ou renda, como um recibo de pagamento recente;
  • se tiver, provas do motivo que originam esta passagem pelas dificuldades (como uma cópia de um atestado médico);
Se não conseguir reunir toda esta informação, não se preocupe, mesmo assim ligue e apresente a sua situação. Muitas vezes, é possível fazer um acordo de pagamentos imediatamente ao telefone.
 
Mantenha um registro detalhado de todos os contactos que tem com o seu credor e/ou outros em relação ao seu pedido, incluindo a data, a hora dos contactos telefónicos e o que foi dito por si e pelo representante da entidade.

3.

Risco de incumprimento

O incumprimento das responsabilidades de crédito ocorre quando não paga, na data prevista, uma prestação do contrato de crédito que celebrou.

Os clientes com créditos em situação de incumprimento ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados.

Deve ter uma atitude preventiva, antecipando uma eventual situação de incumprimento. Caso antecipe dificuldades no pagamento dos seus encargos, deve alertar prontamente a instituição de crédito.

Se comunicar que tem dificuldades no pagamento dos seus encargos, o banco está obrigado, por força do Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, a avaliar o seu risco de incumprimento. O banco deverá propor soluções para evitar o incumprimento do contrato de crédito, sempre que viável.

Para informar o banco da existência de dificuldades no pagamento dos seus encargos, deverá podê-lo fazer pessoalmente num dos seus balcões ou por meios digitais. 

4.

PERSI

PERSI – Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, criado pelo Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, visa promover a regularização de situações de incumprimento através de soluções negociadas entre o cliente bancário e a instituição de crédito.

As instituições de crédito estão obrigadas a integrar os créditos em incumprimento em PERSI entre o 31.º e o 60.º dia após a ocorrência do incumprimento. As instituições de crédito também estão obrigadas a iniciar o PERSI logo que se verifique o não pagamento de uma prestação, nos casos em que o cliente bancário tenha alertado para o risco de incumprimento. O cliente bancário com crédito em incumprimento pode solicitar em qualquer momento a integração imediata desse crédito em PERSI. Nos 5 dias seguintes ao início do PERSI, o cliente bancário será informado desse facto, bem como dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.

5.

Fale com um de nossos CONSULTORES financeiros

Se o seu problema ainda não se encontra resolvido, ou se se está a sentir sobrecarregado, ligue 910 128 130 para falar com um de nossos consultores financeiros.