pedir empréstimos a amigos e à família

Pedir dinheiro emprestado a amigos ou a familiares pode parecer uma óptima opção quando está a fazer coisas difíceis – é rápido, fácil e eles sabem que você é bom, certo?

Bem, é verdade que é rápido e fácil, mas existem algumas perguntas importantes que precisa perguntar-se antes de se endividar com pessoas que conhece.

Quando pede emprestado a alguém próximo, normalmente ninguém assina nenhum contrato. Provavelmente, não discutirão os termos de reembolso, a não ser de uma forma vaga como “quando puder”, mas isso não significa que essa dívida não tenha riscos. Veja alguns em que pode não ter pensado:

1.

expectativas distintas para o pagamento

Se não concordar antecipadamente sobre exatamente como e quando o dinheiro será reembolsado, é fácil sentir que não há urgência em reembolsá-lo. Mas a pessoa a quem pediu emprestado pode ter um nível diferente de urgência do seu quanto ao reembolso. Não abordarem este assunto desde o início pode levar credor e devedor a acalorados desacordos.

Certifique-se de que ambos concordam exactamente como e quando o dinheiro será reembolsado. E se o seu amigo ou membro da família disser: ‘paga-me quando puderes’, certifique-se de verificar se realmente é isso o que pode acontecer. Pode demorar muito tempo até que consiga pagá-lo e não queira discutir com eles sobre isso mais tarde.

2.

alteração das necessidades

Quando assina um contrato com um credor comercial, está tudo escrito nos documentos. Sabe o que se espera de si e como espera que faça. Infelizmente, quando faz num acordo informal com um amigo ou parente, as coisas mudam.

Talvez a esposa do seu amigo tenha acabado de ficar grávida e ele precise que devolva o dinheiro imediatamente. Ou talvez tenha discutido com a sua mãe e ela queira a devolução do dinheiro imediatamente.

Certifique-se de concordar antecipadamente para que isto não aconteça.

se está em dificuldades financeiras

 
Se está a passar por dificuldades financeiras, geralmente não conseguirá obter um empréstimo para consolidar as suas dívidas, pois já se encontra a lutar para fazer os pagamentos. Se for esse o caso, ligue para 910 128 130 para conversarmos.

3.

alteração da dinâmica da relação

Quando pede dinheiro emprestado a alguém que conhece, essa pessoa torna-se num credor e você no devedor. Deve-lhe a ele – literalmente. E isto pode mudar a dinâmica do vosso relacionamento um com o outro.

Além disso, os credores comerciais têm procedimentos para lidar consigo se não puder fazer um reembolso no prazo, amigos e familiares não têm essa possibilidade. Não pagar a tempo pode fazer com que eles se ressintam de si e passem a desejar não ter emprestado o dinheiro.

Considere cuidadosamente como administrará um relacionamento em que haja uma consciência constante de que você está em dívida para com essa pessoa. Muitos relacionamentos terminam por causa deste tipo de questão.

4.

situação legal

Muitas pessoas presumem que, só porque não há contrato escrito, pedir dinheiro emprestado a um amigo ou membro da família não obriga ao seu reembolso como aconteceria com um credor comercial.

Na verdade, pedir dinheiro emprestado é considerado um tipo de contrato verbal e por esse motivo tem o mesmo valor legal, assim como outros tipos de dívidas.

Se não pagar essa dívida, o seu amigo ou membro da família pode levá-lo a tribunal para executar a dívida se não pagar. Leia o que fazer se for processado.

Pontos de atenção para quando pede emprestado a amigos ou a  familiares

  • Se chegar a um acordo, cumpra esse acordo
  • Não faça promessas de reembolsar valores que não pode pagar
  • Estabeleça um calendário de pagamentos para que os dois saibam quando os reembolsos serão feitos
  • Se tiver dificuldades para fazer pagamentos, seja direto e pergunte se pode pagar quantias menores ou parar de pagar temporariamente até que esteja numa situação financeira melhor