ser processado

Saberá que está a ser intentada uma acção judicial contra si quando receber uma notificação formal emitida por um tribunal. Deve levar esses documentos muito a sério. Não os ignore.

Se está a ser processado e não sabe o que fazer a seguir, siga estas etapas.

1.

Verifique se a documentação que recebeu foi emitida por um tribunal

A primeira coisa a fazer é verificar se a documentação formal tem:

  • Uma notificação, com o o número do processo do tribunal, o nome do oficial de justiça que elaborou a notificação e carimbo do tribunal, seus contactos e o horário em que pode consultar o processo
  • uma seção a informar o que acontecerá se não responder dentro de um certo tempo à notificação que acabou de receber

Sempre que tiver dúvidas sobre a documentação entre em contacto com o tribunal para esclarecer.

se está em dificuldades financeiras

 
Se está a passar por dificuldades financeiras, geralmente não conseguirá obter um empréstimo para consolidar as suas dívidas, pois já se encontra a lutar para fazer os pagamentos. Se for esse o caso, ligue para 910 128 130 para conversarmos.

2.

compreenda as suas opções

Tem cinco opções assim que receber uma notificação formal em como está a ser processado. Obtenha aconselhamento jurídico sobre a melhor opção para si. Elas são:

  1. Contacte o credor para:

  • negociar um acordo de pagamentos
  • opor-se à dívida reclamada da forma como está

Pode negociar com o seu credor mesmo após o início da ação judicial. Certifique-se que obtém aconselhamento jurídico, pois é importante que entenda o que acontece no processo judicial. Se possível, tente negociar com o credor para que o processo judicial seja terminado por acordo.

  1. Confesse a dívida concordando que deve o dinheiro

Envolve processamento de documentação no tribunal para confirmar que tem a dívida. Não confesse a dívida até obter um conselho.

  1. Defender-se através de uma ação judicial

Nos procedimentos judiciais, a defesa da ação judicial é feita apresentando documentos ao tribunal que justificam as razões pelas quais não deve a totalidade ou parte da dívida (durante o prazo de contestação). Esteja ciente de que se defender a ação e perder, os custos serão maiores e podem ser-lhe atribuídos (incluindo quaisquer custos legais para a outra parte).

  1. Não fazer nada e não compareça ao tribunal

Isso significa que é provável que seu credor ganhe a acção contra si.

  1. Requerer em juízo o parcelamento da dívida

Obtenha conselhos antes de fazer isto. Solicitar o pagamento em prestações significa que concorda que tem a dívida e que pode obter uma decisão judicial.

3.

Fale com um dos nossos consultores financeiros

Se o seu problema ainda não se encontra resolvido, ou se se está a sentir sobrecarregado, ligue 910 128 130 para falar com um de nossos consultores financeiros.