Obtenha o máximo do seu dinheiro e sinta-se financeiramente mais seguro.

Onde começar: entrada e saída de dinheiro.

Uma boa maneira de começar a administrar seu dinheiro é comparar o que está a entrar e o que está a saír.

1.

Olhe para o seu rendimento

Calcule quanto dinheiro recebe. Pode ser dinheiro do seu vencimento, de uma pensão, subsídio ou pagamento do governo ou até rendimentos de investimentos.

Se não tiver a certeza, consulte o seu recibo de vencimento ou a conta bancária.

2.

Monitorize os seus gastos

Para ver quanto dinheiro está a saír, controle o que gasta. Inclua todas as despesas, não importa o valor. Isso dará uma visão clara de para onde está a ir o dinheiro.

se está em dificuldades financeiras

 
Se está a passar por dificuldades financeiras e sentir que necessita de ajuda, ligue para 910 128 130 para conversarmos.

3.

Separe as necessidades dos desejos

Utilize as informações que reuniu sobre a ‘saída de dinheiro’ para decidir quais são as suas ‘necessidades’. Esses são os itens essenciais de que precisa para viver, como habitação ou eletricidade.

Tudo o que não é uma necessidade é um ‘desejo’. Essas são coisas que poderia viver sem. Pode escolher economizar o dinheiro que gasta com essas coisas ou pode redirecioná-lo para onde mais precisa.

Se cortar desejos, procure outras coisas para o fazer feliz que não envolvam gastar dinheiro. Procure formas simples de economizar dinheiro com ideias.

4.

Pense no que gasta

Saber exatamente quanto paga pelas coisas significa que pode procurar preços mais baratos para esses mesmos bens. Procure onde pode economizar em tudo, desde alimentos e roupas até pacotes de telecomunicações ou energia.

Pense no que quer fazer com seu dinheiro. Ao definir uma meta, como pagar uma dívida ou economizar para emergências, é mais provável que gaste menos.

5.

Obtenha apoio financeiro

O governo, a segurança social e instituições particulares de solidariedade social oferecem apoio financeiro a pessoas com baixos rendimentos ou que estejam a atravessar dificuldades.

Aconselhamento financeiro e ajuda

Se precisar de ajuda para administrar o seu dinheiro, entre em contato com um consultor financeiro. Eles podem mostrar-lhe como fazer um orçamento, gerir as suas dívidas ou como lidar com outros problemas financeiros.

Inicie o hábito de economizar

Depois de ter o seu dinheiro sob controlo, tente começar a economizar. Reservar algum dinheiro pode ser útil quando surgirem coisas inesperadas ou urgentes.

6.

Estabilize as suas contas

Saber em que dia é que as despesas são devidas pode ajudá-lo a planear e manter o controlo do seu dinheiro.

Utilize as suas contas e extractos bancários para marcar as datas de vencimento e os valores das contas num calendário. Some-os para calcular quanto dinheiro precisará reservar em cada um dos dias de pagamento para ter meios nas as contas no dia do vencimento.