SEGUROS DE CRÉDITO
Quando tem um empréstimo – como o empréstimo para casa ou um empréstimo pessoal para um carro – pode ser incentivado a comprar um seguro do crédito ao consumidor (um seguro de proteção ao empréstimo). Este seguro cobre o risco de ficar desempregado, ficar gravemente doente / incapacitado ou morrer e não conseguir pagar o seu empréstimo.
Então, se você ficou desempregado, gravemente doente ou incapacitado, vale a pena verificar se esse seguro de crédito ao consumidor pode ser accionado para ajudar a pagar o seu empréstimo.
1.
VERIFIQUE SE TEM UM SEGURO DE CRÉDITO
Verifique se o seu crédito tem um seguro associado verificando os seus documentos ou entrando em contacto com o credor, que deve manter os detalhes de qualquer seguro relacionado com esse contrato. Peça-lhe que lhe envie uma cópia das Condições Gerais e Particulares dessa apólice de seguro e reveja quais os seus termos.
Ao mesmo tempo, informe o seu credor que está a atravessar dificuldades financeiras e negocie um acordo de reembolso enquanto espera o pagamento do seu sinistro. Consulte negoceie os termos dos pagamentos.
2.
Se tiver seguro de crédito, faça uma participação de sinistro
Faça uma apresentação de sinistro diretamente à seguradora (não ao seu credor).
O seu pedido será decidido tendo em conta as provas requeridas pela apólice em como está desempregado, doente ou com deficiência, portanto, pode ser necessário fornecer o seguinte:
- Um certificado de desemprego do seu anterior empregador (para desemprego)
- Atestados médicos, se estiver doente ou tiver alguma deficiência
- Certidão de óbito, se estiver a reivindicar a apólice por alguém que faleceu
Se a sua seguradora disser que não está coberto, apresente uma reclamação e obtenha aconselhamento jurídico.
3.
Se a reclamação for recusada e tiver dúvidas
Se a seguradora recusar o seu pedido, peça-lhes que coloquem os motivos por escrito. Se você não tiver certeza se a seguradora recusou validamente o seu pedido, entre em contato com o CIMPAS – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros para obter aconselhamento jurídico gratuito.