habitação

Quer seja sua ou arrendada, a habitação é provavelmente uma das suas maiores despesas mensais, por isso não poder pagar a amortização do empréstimo ou a renda pode ser terrível.

A boa notícia é que há ajuda! A chave é agir rapidamente e informar o credor hipotecário ou o locador sobre a sua situação. Pode sentir-se relutante ou envergonhado em fazê-lo, mas descobrirá que dar esse primeiro passo é uma grande ajuda para voltar ao caminho certo.

1.

empréstimos à habitação

Quanto antes entrar em contacto com seu banco ou credor, melhor.

Peça para falar com o departamento de contencioso e explique que está a atravessar dificuldades financeiras. A equipa de contencioso explicará quais são as suas opções e oferecerá várias alternativas.

Certifique-se de que as alterações ao acordo de reembolso do empréstimo à habitação são:

  • Acessíveis. Se não for acessível, não concorde: insista num valor de reembolso que consiga pagar.
  • Por um período de tempo apropriado. Não concorde com um acordo de curto prazo se sabe que precisa de vários meses.
  • Completa e esclarece o que acontece no final do período do acordo. Se sabe que não será capaz de pagar prestações maiores do que o normal quando recuperar das suas dificuldades temporárias, peça especificamente que quaisquer dívidas em atraso sejam adicionadas ao empréstimo e que o prazo do empréstimo seja prorrogado.
  • Se as suas dificuldades financeiras não forem temporárias e não conseguir pagar o empréstimo de maneira razoável, também pode pedir ao contencioso um prazo para vender a sua casa. A outra opção é entrega-la ao credor. Se possível, venda você mesmo a sua casa, pois isso geralmente significa que obterá um preço melhor. Mais informações aqui!

se está em dificuldades financeiras

 
Se está a passar por dificuldades financeiras, geralmente não conseguirá obter um empréstimo para consolidar as suas dívidas, pois já se encontra a lutar para fazer os pagamentos. Se for esse o caso, ligue para 910 128 130 para conversarmos.

2.

renda

Faça deste pagamento a sua maior prioridade.

A renda da sua casa deve ser o seu pagamento de maior prioridade – é para sua casa! Deve ser o primeiro pagamento que faz no dia em que recebe. Se ficar atrasada, continue a pagar sempre o montante que pode, voltando aos pagamentos estabelecidos assim que possível e recuperando as rendas perdidas também o mais depressa possível.

Informe o seu senhorio de que está a atravessar dificuldades para pagar a renda.

Se estiver prestes a entrar em atraso, ou já estiver com alguns, informe o seu senhorio ou agente imobiliário e tente negociar um plano de pagamentos.

Ao falar com eles, explique as suas circunstâncias e peça consideração. Certifique-se de explicar como tenciona pagar o contrato de arrendamento em curso e também recuperar os atrasos no pagamento das rendas nesse estado.

Coloque a sua proposta de acordo por escrito e guarde uma cópia para si. Mesmo que seja rejeitada pelo seu senhorio ou agente imobiliário, pode usar a carta como prova de que tentou resolver o assunto.

 

DIFICULDADES FINANCEIRAS DE LONGO PRAZO

Se as suas circunstâncias mudaram para pior e dá conta de que não será capaz de pagar a renda no futuro próximo, considere outras opções, como conseguir algum apoio ou mudar para uma casa com uma renda mais baixa.

3.

condomínio

Se está a lutar para pagar o que deve, a primeira coisa a fazer é descobrir o quanto realmente pode pagar, fazendo um orçamento simples. Como calcular o quanto pode pagar.

Comece a pagar esse valor que pode pagar e entre em contacto com o condomínio imediatamente para acordar e assinar um acordo de pagamento. Informe-o que está a atravessar dificuldades temporárias para fazer os pagamentos das quotizações. Solicite um acordo de pagamentos que possa pagar. Ao mesmo tempo, combine quando é que poderá voltar a pagar as quotizações definidas e como pagará aquelas que falhou (mais juros).

Certifique-se de que esse acordo fica redigido por escrito e guarde uma cópia dele para si. Continue com os pagamentos acordados.

Se não conseguir obter um acordo com o condomínio, continue a pagar o que pode pagar e a tentar recuperar prestações que fiquem em atraso. Mantenha o condomínio informado sobre quais os seus planos de pagamento.

Veja informação sobre condomínios mais detalhadamente aqui!

OPÇÕES

Sim, é possível perder a sua casa se não efectuar os pagamentos contratados do empréstimo à habitação. O seu banco credor pode executar a hipoteca e vender a sua casa para recuperar o dinheiro que lhe emprestou.

A maioria dos bancos dá preferência a trabalhar com os clientes que estão com problemas antes destas últimas opções. É por isso que é tão importante contatá-los com antecedência.

No entanto, se não conseguir arcar com os pagamentos do empréstimo hipotecário à habitação no futuro previsível, pode ser necessário considerar outras opções, como conseguir apoios ou vender a sua casa.

Verifique nos seus contratos de empréstimo se tem seguro de crédito à habitação para eventos como perda de emprego ou doença. É possível que uma apólice esteja incluída no seu contrato de empréstimo, e o prémio pode até ter sido incluído no empréstimo.